sábado, 5 de dezembro de 2009
Processo de atribuição é prorrogado. Veja o novo prazo
Senhores Gestores,
Cumprindo dispositivos com relação ao processo de pré-matrículas e contagem de pontos aos profissionais da educação básica efetivos e candidatos aos cargos livres e/ou substituições, nas formas da lei, nosso sistema de informações conta até a presente data com a confirmação de 260.063 pré-matrículas de um total de 399.456, e cadastros/contagem de pontos 15.011 efetivos e 31.002 candidatos a contratos temporários, correspondendo a 80 % das metas desta Secretaria de Estado de Educação.
Tendo em vista a solicitação de várias escolas e Assessorias Pedagógicas que não conseguiram cumprir suas metas, a equipe de Gestão Escolar e de Gestão de Pessoas decidiu pelos seguintes encaminhamentos:
1 – A inserção das fichas cadastrais dos profissionais efetivos e candidatos a contratos temporários constantes da lista de classificados que foi afixada no mural da unidade escolar, no dia 02.12.09, as 08h00min, que ainda não foram cadastrados no sistema poderão ocorrer até o dia 04.12.09;
2- Todas as pré-matrículas confirmadas e não inseridas no sistema deverão ser cadastradas até 11.12.09;
3- O processo de matrícula de alunos novos estará aberto permanentemente;
4- Para iniciar o processo de atribuição de classes e/ou aulas e regime/jornada de trabalho é necessário que a Equipe Gestora faça composição de turmas originárias da confirmação de pré-matrículas e matrículas novas.
5- O processo de atribuição de classes e/ou aulas e regime/jornada de trabalho dos profissionais da educação básica somente poderão iniciar quando a unidade escolar concluir a confirmação de pré-matrícula, composição de turmas e esgotado todos os pré-requisitos deste processo;
6- Orientamos a equipe gestora que faça, previamente, um mapeamento de toda a oferta de aulas e jornada de trabalho a ser atribuída, com os arranjos necessários, evitando a inserção incorreta e desnecessária do processo de atribuição;
7- O calendário de atribuição de classes e/ou aulas de professores bem como regime/ jornada de trabalho do Técnico Adm. Educacional e Apoio Adm. Educacional pertencente ao quadro das unidades escolares da rede estadual de ensino e das escolas municipais que possuam convênio com a Seduc, fica assim definido:
a) a Primeira Etapa de atribuição de classes e/ou aulas e regime/ jornada de trabalho será inserida no dia 14.12.09 até 18.12.09 e ocorrerá na unidade escolar, compreendendo 07(sete) fases;
b) a Segunda Etapa, exclusiva para efetivos remanescentes e removidos, que ocorrerá na Assessoria Pedagógica, será do dia 27.01.10 a 30.01.10;
c) a Terceira Etapa, na unidade escolar, para candidatos a aulas livres e/ou substituições, a serem contratados temporariamente, será de 01.02.10 a 04.02.10;
d) a Quarta Etapa, na Assessoria Pedagógica, para completar o quadro de pessoal das unidades escolares, será nos dias 05.02.10 e 06.02.10;
Todo o calendário será republicado em Diário Oficial, por meio de instrumentos legais.
Por fim, solicitamos atenção e empenho de todos nestes encaminhamentos.
Cuiabá-MT, 02.12.09
SÁGUAS MORAES SOUSA
Secretário de Estado de Educação
Cumprindo dispositivos com relação ao processo de pré-matrículas e contagem de pontos aos profissionais da educação básica efetivos e candidatos aos cargos livres e/ou substituições, nas formas da lei, nosso sistema de informações conta até a presente data com a confirmação de 260.063 pré-matrículas de um total de 399.456, e cadastros/contagem de pontos 15.011 efetivos e 31.002 candidatos a contratos temporários, correspondendo a 80 % das metas desta Secretaria de Estado de Educação.
Tendo em vista a solicitação de várias escolas e Assessorias Pedagógicas que não conseguiram cumprir suas metas, a equipe de Gestão Escolar e de Gestão de Pessoas decidiu pelos seguintes encaminhamentos:
1 – A inserção das fichas cadastrais dos profissionais efetivos e candidatos a contratos temporários constantes da lista de classificados que foi afixada no mural da unidade escolar, no dia 02.12.09, as 08h00min, que ainda não foram cadastrados no sistema poderão ocorrer até o dia 04.12.09;
2- Todas as pré-matrículas confirmadas e não inseridas no sistema deverão ser cadastradas até 11.12.09;
3- O processo de matrícula de alunos novos estará aberto permanentemente;
4- Para iniciar o processo de atribuição de classes e/ou aulas e regime/jornada de trabalho é necessário que a Equipe Gestora faça composição de turmas originárias da confirmação de pré-matrículas e matrículas novas.
5- O processo de atribuição de classes e/ou aulas e regime/jornada de trabalho dos profissionais da educação básica somente poderão iniciar quando a unidade escolar concluir a confirmação de pré-matrícula, composição de turmas e esgotado todos os pré-requisitos deste processo;
6- Orientamos a equipe gestora que faça, previamente, um mapeamento de toda a oferta de aulas e jornada de trabalho a ser atribuída, com os arranjos necessários, evitando a inserção incorreta e desnecessária do processo de atribuição;
7- O calendário de atribuição de classes e/ou aulas de professores bem como regime/ jornada de trabalho do Técnico Adm. Educacional e Apoio Adm. Educacional pertencente ao quadro das unidades escolares da rede estadual de ensino e das escolas municipais que possuam convênio com a Seduc, fica assim definido:
a) a Primeira Etapa de atribuição de classes e/ou aulas e regime/ jornada de trabalho será inserida no dia 14.12.09 até 18.12.09 e ocorrerá na unidade escolar, compreendendo 07(sete) fases;
b) a Segunda Etapa, exclusiva para efetivos remanescentes e removidos, que ocorrerá na Assessoria Pedagógica, será do dia 27.01.10 a 30.01.10;
c) a Terceira Etapa, na unidade escolar, para candidatos a aulas livres e/ou substituições, a serem contratados temporariamente, será de 01.02.10 a 04.02.10;
d) a Quarta Etapa, na Assessoria Pedagógica, para completar o quadro de pessoal das unidades escolares, será nos dias 05.02.10 e 06.02.10;
Todo o calendário será republicado em Diário Oficial, por meio de instrumentos legais.
Por fim, solicitamos atenção e empenho de todos nestes encaminhamentos.
Cuiabá-MT, 02.12.09
SÁGUAS MORAES SOUSA
Secretário de Estado de Educação
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Lei muda processo de escolha de assessores pedagógicos
Uma lei aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa modificou o processo de escolha dos assessores pedagógicos em Mato Grosso. Atualmente os assessores são nomeados pelo Executivo. Pela nova legislação, a escolha será por um processo de prova escrita, didática e eleição direta. A Lei n.º 9.241, de 18 de novembro, modificou também o tempo de duração do mandado dos assessores. Atualmente, não existe um tempo definido. Alguns assessores estão há aproximadamente 10 anos no cargo. Quando a lei for regulamentada e implementada, o mandato será de três anos, sendo permitida apenas uma recondução.
O processo de escolha será deflagrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da publicação de edital. A primeira fase da escolha será a prova escrita e didática. Só vai para a segunda etapa da eleição quem for aprovado nestas duas provas. Vão participar da votação todos os profissionais da Educação em efetivo exercício nas unidades escolares.
Podem concorrer à função todos os docentes da Educação Básica Estadual, efetivos ou estáveis. Porém, habilitados em nível de Licenciatura Plena, com pós-graduação na área educacional. Além disso, um mínimo de três anos de efetivo exercício no município em que pretende concorrer.
Está impedido de participar do processo de escolha o profissional que, nos últimos cinco anos: I – tenha sido exonerado, dispensado ou suspenso do exercício da função em decorrência de processo administrativo disciplinar; II – esteja inadimplente junto à Superintendência Financeira da Seduc ou setor correlado e ao Tribunal de Contas do Estado; III – esteja sob licenças contínuas; IV – esteja em processo de aposentadoria e V – declare disponibilidade de dedicação exclusiva no exercício da função.
Para promover a eleição serão compostas Comissões Eleitorais nos municípios. Estas terão um mínimo de cinco e um máximo de oito membros. Caso não surjam candidatos num determinado município, o assessor pedagógico será nomeado pelo secretário de Educação.
A Lei n.º 9.241 foi proposta pelo deputado estadual José Riva e para sua aplicação deverá ser regulamentada conforme a Emenda Constitucional n.º 19, de 20 de dezembro de 2001 (Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças).
O processo de escolha será deflagrado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio da publicação de edital. A primeira fase da escolha será a prova escrita e didática. Só vai para a segunda etapa da eleição quem for aprovado nestas duas provas. Vão participar da votação todos os profissionais da Educação em efetivo exercício nas unidades escolares.
Podem concorrer à função todos os docentes da Educação Básica Estadual, efetivos ou estáveis. Porém, habilitados em nível de Licenciatura Plena, com pós-graduação na área educacional. Além disso, um mínimo de três anos de efetivo exercício no município em que pretende concorrer.
Está impedido de participar do processo de escolha o profissional que, nos últimos cinco anos: I – tenha sido exonerado, dispensado ou suspenso do exercício da função em decorrência de processo administrativo disciplinar; II – esteja inadimplente junto à Superintendência Financeira da Seduc ou setor correlado e ao Tribunal de Contas do Estado; III – esteja sob licenças contínuas; IV – esteja em processo de aposentadoria e V – declare disponibilidade de dedicação exclusiva no exercício da função.
Para promover a eleição serão compostas Comissões Eleitorais nos municípios. Estas terão um mínimo de cinco e um máximo de oito membros. Caso não surjam candidatos num determinado município, o assessor pedagógico será nomeado pelo secretário de Educação.
A Lei n.º 9.241 foi proposta pelo deputado estadual José Riva e para sua aplicação deverá ser regulamentada conforme a Emenda Constitucional n.º 19, de 20 de dezembro de 2001 (Modifica o regime e dispõe sobre princípios e normas da Administração Pública, servidores e agentes políticos, controle de despesas e finanças).
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Blairo confirma provas do concurso para 31 de janeiro e 21 fevereiro
O governador Blairo Maggi acaba de anunciar que o "novo" concurso do governo estadual para contratar 10.086 servidores será em duas fases: 31 de janeiro e 21 de fevereiro. O governo concluiu que, fazendo os exames nestas datas, haverá tempo hábil para convocar os candidatos antes do prazo estipulado pela legislação eleitoral.As inscrições dos mais de 271 mil candidatos estão mantidas. O governo deve divulgar os locais onde serão feitas as provas, mas a tendência é manter os mesmos. As provas não serão feitas mês que vem porque haverá pouco tempo para reorganizar o concurso e devido as festividades de natal e ano novo.
A Unemat também continuará como organizadora do concurso, embora o Ministério Público tenha cobrado que outra empresa, com maior conhecimento, organizasse a nova fase, após os problemas no domingo que ocasioraram a suspensão do concurso: malotes das provas com lacres rompidos, provas que eram para ser aplicadas à tarde foram distribuídas pela manhã, candidatos sem receber provas e outros problemas.
Blairo iniciou a entrevista pedindo desculpas em nome do governo para os candidatos e seus familiares. Anunciou a criação do Comitê de Acompanhamento do Concurso. A partir das decisões deste comitê, caberá ao Estado coordenar e gerenciar toda parte administrativa até a divulgação dos resultados, prevista para ocorrer em prazo suficiente para convocação dos aprovados. A Secretaria de Estado de Administração (SAD) terá a responsabilidade de treinar os fiscais e coordenadores para atuarem no dia da prova.
A Unemat também continuará como organizadora do concurso, embora o Ministério Público tenha cobrado que outra empresa, com maior conhecimento, organizasse a nova fase, após os problemas no domingo que ocasioraram a suspensão do concurso: malotes das provas com lacres rompidos, provas que eram para ser aplicadas à tarde foram distribuídas pela manhã, candidatos sem receber provas e outros problemas.
Blairo iniciou a entrevista pedindo desculpas em nome do governo para os candidatos e seus familiares. Anunciou a criação do Comitê de Acompanhamento do Concurso. A partir das decisões deste comitê, caberá ao Estado coordenar e gerenciar toda parte administrativa até a divulgação dos resultados, prevista para ocorrer em prazo suficiente para convocação dos aprovados. A Secretaria de Estado de Administração (SAD) terá a responsabilidade de treinar os fiscais e coordenadores para atuarem no dia da prova.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Unemat tem histórico de certame fraudado
Em 2005, instituição foi alvo de investigação, cujo processo ainda tramita, por furto e venda de gabarito das provas do vestibular do 2° semestre
Não se pode dizer que a suspeita de venda de gabaritos de provas por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) seja um fato inédito na história da instituição, apesar da reiterada preferência do governo do Estado pela entidade para a realização do maior concurso público já visto em Mato Grosso.
No ano de 2005 a segurança da Unemat foi facilmente driblada e a instituição, alvo de uma operação que comprovou a venda das respostas do vestibular com a participação de funcionários, um deles citado no novo escândalo. A servidora pública que volta a ser apontada como suspeita de envolvimento em fraudes é a coordenadora da Comissão de Vestibulares (Covest), Geysa Atala Curvo.
Ela seria a principal encarregada na Unemat pelo megaconcurso do Estado e, no sábado foi alvo do cumprimento de um mandado de busca e apreensão pela Polícia Federal. Documentos e computadores da servidora pública estão sendo periciados pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado, responsável pela solicitação dos pedidos de busca contra três servidores da universidade e um quarto suspeito.
No ano de 2005, Geysa já ocupava o cargo e também foi citada em um caso de fraude semelhante, porém, relativo ao vestibular 2005/2. O processo ainda está em trâmite no Fórum de Cáceres, mas ela não figura entre os réus. Foi apenas citada na época. O acusado de ser o mentor da venda de gabaritos no ano foi o sobrinho de Geysa, Samuel Atala, que tinha 21 anos e havia sido empregado na Covest pela tia.
A fraude foi descoberta pelos boatos que circulavam pela cidade e se tornaram uma denúncia, da mesma maneira como aconteceu semana passada. Em 2005 três vestibulandos foram presos com o gabarito do vestibular em mãos, antes das aplicações dos exames.
Com o flagrante, descobriu-se que o gabarito foi obtido ilegalmente por Samuel, que tinha acesso irrestrito aos documentos da Covest. Ele confessou que retirou os cadernos de prova da Covest desligando o circuito interno de câmeras de vídeo da sala onde os exames estavam guardados. Venderia o gabarito por valores entre R$ 400 e R$ 5 mil.
Após o furto, Samuel repassou as provas aos professores de cursinho preparatório, Rolando Pinto de Arruda e Jonas de Souza Silva, que integram a lista de 12 réus que respondem ao processo judicial ainda em trâmite em Cáceres - na fase de alegações finais. O ex-funcionário da Unemat Joaci Almeida também consta na ação.
Em depoimento, Samuel afirmou que os crimes não tinham a participação da tia, e que ele apenas furtou as provas porque estava precisando de dinheiro. Geysa chegou a prestar depoimento, se isentou do crime e foi mantida no cargo pela direção da Unemat. O vestibular teve de ser cancelado e remarcado, assim como o concurso do Estado.
Não se pode dizer que a suspeita de venda de gabaritos de provas por servidores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) seja um fato inédito na história da instituição, apesar da reiterada preferência do governo do Estado pela entidade para a realização do maior concurso público já visto em Mato Grosso.
No ano de 2005 a segurança da Unemat foi facilmente driblada e a instituição, alvo de uma operação que comprovou a venda das respostas do vestibular com a participação de funcionários, um deles citado no novo escândalo. A servidora pública que volta a ser apontada como suspeita de envolvimento em fraudes é a coordenadora da Comissão de Vestibulares (Covest), Geysa Atala Curvo.
Ela seria a principal encarregada na Unemat pelo megaconcurso do Estado e, no sábado foi alvo do cumprimento de um mandado de busca e apreensão pela Polícia Federal. Documentos e computadores da servidora pública estão sendo periciados pelo Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado, responsável pela solicitação dos pedidos de busca contra três servidores da universidade e um quarto suspeito.
No ano de 2005, Geysa já ocupava o cargo e também foi citada em um caso de fraude semelhante, porém, relativo ao vestibular 2005/2. O processo ainda está em trâmite no Fórum de Cáceres, mas ela não figura entre os réus. Foi apenas citada na época. O acusado de ser o mentor da venda de gabaritos no ano foi o sobrinho de Geysa, Samuel Atala, que tinha 21 anos e havia sido empregado na Covest pela tia.
A fraude foi descoberta pelos boatos que circulavam pela cidade e se tornaram uma denúncia, da mesma maneira como aconteceu semana passada. Em 2005 três vestibulandos foram presos com o gabarito do vestibular em mãos, antes das aplicações dos exames.
Com o flagrante, descobriu-se que o gabarito foi obtido ilegalmente por Samuel, que tinha acesso irrestrito aos documentos da Covest. Ele confessou que retirou os cadernos de prova da Covest desligando o circuito interno de câmeras de vídeo da sala onde os exames estavam guardados. Venderia o gabarito por valores entre R$ 400 e R$ 5 mil.
Após o furto, Samuel repassou as provas aos professores de cursinho preparatório, Rolando Pinto de Arruda e Jonas de Souza Silva, que integram a lista de 12 réus que respondem ao processo judicial ainda em trâmite em Cáceres - na fase de alegações finais. O ex-funcionário da Unemat Joaci Almeida também consta na ação.
Em depoimento, Samuel afirmou que os crimes não tinham a participação da tia, e que ele apenas furtou as provas porque estava precisando de dinheiro. Geysa chegou a prestar depoimento, se isentou do crime e foi mantida no cargo pela direção da Unemat. O vestibular teve de ser cancelado e remarcado, assim como o concurso do Estado.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Benedito Sant'Anna da Silva Freire
Benedito Sant'Anna da Silva Freire, nascido no dia da Revolução Farroupilha, a 20 de setembro de 1928, em Mimoso, Terra de Rondon.
Advogado criminalista, jornalista cultural, poeta moderno, professor universitário da Faculdade de Direito da UFMT, com relevantes contribuições na história político partidária sob a bandeira dos ideais trabalhistas.
A vida estudantil de Silva Freire, em especial a sua atuação como secretário geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), propiciou que unisse duas preocupações básicas: luta pela justiça social e pelo acesso à cultura. Apesar das multiplicidades de ocupações, o compromisso estético, político e ético, foram o alicerce comum às suas ações e comportamentos.
As diferentes faces do poeta Silva Freire e sua obra propiciam experimentar uma concepção de educação crítica, cujo eixo central é a relação educação-política e a compreensão crítica dos problemas e desigualdades sociais visando uma prática transformadora da realidade, concebendo a educação como instrumento de transformação da sociedade capitalista globalizada, através do acesso da classe trabalhadora ao conhecimento e à cultura.
A afinidade entre Silva Freire e o grande educador Paulo Freire, vai muito além do sobrenome em comum, mas entrelaça-se na concepção de mundo e homem. Como se pode constatar em sua obra ao retratar o cotidiano do pantaneiro, do ribeirinho, das rendeiras, do boêmio, de seu falar e do seu viver, destacando o imaginário popular na busca por delinear o que ele denominou de cuiabania, a identidade cultural do povo deste lugar. Em sua produção literária utilizou os espaços em branco do papel e a multiplicidade de significados das palavras para, juntamente com o leitor, interpretar a realidade em sua dimensão poética, revelando a concepção sócio-interacionista que fundamenta a sua obra.
Para o educador Célio da Cunha (1980), Silva Freire soube captar a essência desta terra e de sua gente, sem, contudo, ficar circunscrito a um determinado lugar. Na apresentação do livro Trilogia Cuiabana em 1991, Wladimir Dias Pino relembra " o Silva Freire de sempre, em sociedade com sua época, documenta, de forma bastante clara, a relação de bem querer entre o poeta e sua vinculada comunidade: a sua maior obsessão".
Em tempos de globalização da sociedade e de valorização da identidade local, a sua produção traz elementos para a discussão de temáticas variadas que remetem às raízes da identidade cultural mato-grossense, à autonomia e, sobretudo, à alteridade, permitindo ao leitor fazer o exercício de se colocar no lugar do outro, exercitando a convivência entre diferentes, possibilitando enxergar o viés sociológico, político e pedagógico de sua vida e obra.
Advogado criminalista, jornalista cultural, poeta moderno, professor universitário da Faculdade de Direito da UFMT, com relevantes contribuições na história político partidária sob a bandeira dos ideais trabalhistas.
A vida estudantil de Silva Freire, em especial a sua atuação como secretário geral da União Nacional dos Estudantes (UNE), propiciou que unisse duas preocupações básicas: luta pela justiça social e pelo acesso à cultura. Apesar das multiplicidades de ocupações, o compromisso estético, político e ético, foram o alicerce comum às suas ações e comportamentos.
As diferentes faces do poeta Silva Freire e sua obra propiciam experimentar uma concepção de educação crítica, cujo eixo central é a relação educação-política e a compreensão crítica dos problemas e desigualdades sociais visando uma prática transformadora da realidade, concebendo a educação como instrumento de transformação da sociedade capitalista globalizada, através do acesso da classe trabalhadora ao conhecimento e à cultura.
A afinidade entre Silva Freire e o grande educador Paulo Freire, vai muito além do sobrenome em comum, mas entrelaça-se na concepção de mundo e homem. Como se pode constatar em sua obra ao retratar o cotidiano do pantaneiro, do ribeirinho, das rendeiras, do boêmio, de seu falar e do seu viver, destacando o imaginário popular na busca por delinear o que ele denominou de cuiabania, a identidade cultural do povo deste lugar. Em sua produção literária utilizou os espaços em branco do papel e a multiplicidade de significados das palavras para, juntamente com o leitor, interpretar a realidade em sua dimensão poética, revelando a concepção sócio-interacionista que fundamenta a sua obra.
Para o educador Célio da Cunha (1980), Silva Freire soube captar a essência desta terra e de sua gente, sem, contudo, ficar circunscrito a um determinado lugar. Na apresentação do livro Trilogia Cuiabana em 1991, Wladimir Dias Pino relembra " o Silva Freire de sempre, em sociedade com sua época, documenta, de forma bastante clara, a relação de bem querer entre o poeta e sua vinculada comunidade: a sua maior obsessão".
Em tempos de globalização da sociedade e de valorização da identidade local, a sua produção traz elementos para a discussão de temáticas variadas que remetem às raízes da identidade cultural mato-grossense, à autonomia e, sobretudo, à alteridade, permitindo ao leitor fazer o exercício de se colocar no lugar do outro, exercitando a convivência entre diferentes, possibilitando enxergar o viés sociológico, político e pedagógico de sua vida e obra.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Concurso para gari no Rio de Janeiro tem candidato até com doutorado
O concurso exige apenas o quarto ano do ensino fundamental e o salário é de R$ 486.
Olha só o nível de escolaridade dos candidatos que vão concorrer a uma vaga de gari no Rio de Janeiro. As inscrições já acabaram e veja quantos inscritos: dos 124 mil candidatos, quase 1,2 mil têm nível superior completo; 86 têm pós-graduação; 24, mestrado e 50, doutorado.
O concurso exige apenas o quarto ano do ensino fundamental e o salário é de R$ 486, mais tíquete-alimentação, plano de saúde e vale transporte.
Prof. Francisco Maciel
Olha só o nível de escolaridade dos candidatos que vão concorrer a uma vaga de gari no Rio de Janeiro. As inscrições já acabaram e veja quantos inscritos: dos 124 mil candidatos, quase 1,2 mil têm nível superior completo; 86 têm pós-graduação; 24, mestrado e 50, doutorado.
O concurso exige apenas o quarto ano do ensino fundamental e o salário é de R$ 486, mais tíquete-alimentação, plano de saúde e vale transporte.
Prof. Francisco Maciel
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Professor é preso por suspeita de pedofilia no interior de MT
Suspeito foi preso justamente no Dia do Professor. Segundo a polícia, ele confessou os crimes.
Um professor da zona rural do município de Confresa (1.160 quilômetros a nordeste de Cuiabá) acusado de pedofilia foi preso por policiais civis.
A prisão aconteceu nesta quinta-feira, justamente quando é comemorado o Dia do Professor. O suspeito, identificado como L.E. (54), era professor do ensino fundamental. Ele foi indiciado por ter praticado atos libidinosos contra alunas com idade de 9 anos.
L.E. foi preso preventivamente depois da denúncia que partiu das mães de duas alunas. Uma delas notou uma mudança no comportamento das filhas, que acabou revelando que ambas sofreram abuso sexual.
De acordo com as investigações, o professor aliciava as crianças durante as aulas. Ele chamava as menores para uma sala reservada e tocava nas partes íntimas delas, e exigia que as alunas também compartilhassem da mesma forma, tocando nos órgãos genitais dele.
O investigado teria aliciado diversas outras crianças. Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, o suspeito teria confessado inclusive que também fazia o mesmo ato com a própria filha de 2 anos.
Fonte: Expresso MT
Um professor da zona rural do município de Confresa (1.160 quilômetros a nordeste de Cuiabá) acusado de pedofilia foi preso por policiais civis.
A prisão aconteceu nesta quinta-feira, justamente quando é comemorado o Dia do Professor. O suspeito, identificado como L.E. (54), era professor do ensino fundamental. Ele foi indiciado por ter praticado atos libidinosos contra alunas com idade de 9 anos.
L.E. foi preso preventivamente depois da denúncia que partiu das mães de duas alunas. Uma delas notou uma mudança no comportamento das filhas, que acabou revelando que ambas sofreram abuso sexual.
De acordo com as investigações, o professor aliciava as crianças durante as aulas. Ele chamava as menores para uma sala reservada e tocava nas partes íntimas delas, e exigia que as alunas também compartilhassem da mesma forma, tocando nos órgãos genitais dele.
O investigado teria aliciado diversas outras crianças. Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, o suspeito teria confessado inclusive que também fazia o mesmo ato com a própria filha de 2 anos.
Fonte: Expresso MT
O porteiro do Puteiro
Não havia no povoado pior ofício do que 'porteiro do puteiro'.
Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício.
Um dia, entrou como gerente novo do puteiro um jovem cheio de idéias seu chefe ,querendo mostrar serviço, criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento.
Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções.
Ao porteiro disse:
- A partir de hoje, o Senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços.
- Eu adoraria fazer isso, Senhor - balbuciou - mas eu não sei ler, nem escrever!
- Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui.
- Mas Senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida inteira, não sei fazer outra coisa.
- Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo Senhor. Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte.
Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer? Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho.
Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego. Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado.
Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra.
E assim o fez. No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta:
- Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar.
- Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que....
- Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.
- Se é assim, está bom.
Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse:
- Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim?
- Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens mais próxima está a dois dias mula de viagem.
- Façamos um trato - disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida e volta mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento. Que lhe parece?
Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias...aceitou.
Voltou a montar na sua mula e viajou. No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa.
- Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo. Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem, mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras. Que lhe parece?
O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora. E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'.
Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício.
Um dia, entrou como gerente novo do puteiro um jovem cheio de idéias seu chefe ,querendo mostrar serviço, criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento.
Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções.
Ao porteiro disse:
- A partir de hoje, o Senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços.
- Eu adoraria fazer isso, Senhor - balbuciou - mas eu não sei ler, nem escrever!
- Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui.
- Mas Senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida inteira, não sei fazer outra coisa.
- Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo Senhor. Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte.
Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer? Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho.
Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego. Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado.
Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra.
E assim o fez. No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta:
- Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar.
- Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que....
- Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.
- Se é assim, está bom.
Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse:
- Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim?
- Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens mais próxima está a dois dias mula de viagem.
- Façamos um trato - disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida e volta mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento. Que lhe parece?
Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias...aceitou.
Voltou a montar na sua mula e viajou. No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa.
- Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo. Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem, mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras. Que lhe parece?
O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora. E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'.
O porteiro do Puteiro. (cont.)
Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para trazer as ferramentas. Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido.
De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viajem, faziam encomendas.
Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes. Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira loja de ferragens do povoado.
Todos estavam contentes e compravam dele. Já não viajava, os fabricantes lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente. Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, do que gastar dias em viagens.
Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc..
E após foram os pregos e os parafusos... Em poucos anos, nosso amigo se transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas.
Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício. No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse:
-É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do Livro de atas desta nova escola.
- A honra seria minha - disse o homem. Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o Livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou analfabeto.
-O Senhor?!?! - disse o prefeito sem acreditar. O Senhor construiu um império industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado. Eu pergunto:
- O que teria sido do Senhor se soubesse ler e escrever?
- Isso eu posso responder - disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever... ainda seria o PORTEIRO DO PUTEIRO!!!
De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viajem, faziam encomendas.
Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes. Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira loja de ferragens do povoado.
Todos estavam contentes e compravam dele. Já não viajava, os fabricantes lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente. Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, do que gastar dias em viagens.
Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc..
E após foram os pregos e os parafusos... Em poucos anos, nosso amigo se transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas.
Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício. No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse:
-É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do Livro de atas desta nova escola.
- A honra seria minha - disse o homem. Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o Livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou analfabeto.
-O Senhor?!?! - disse o prefeito sem acreditar. O Senhor construiu um império industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado. Eu pergunto:
- O que teria sido do Senhor se soubesse ler e escrever?
- Isso eu posso responder - disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever... ainda seria o PORTEIRO DO PUTEIRO!!!
O porteiro do Puteiro. (cont.)
Geralmente as mudanças são vistas como adversidades. As crises estão cheias de oportunidades.
Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.
Lembre-se da sabedoria da água:'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.'
Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas´
'Não há comparações entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar.'
Email enviado pelo Prof. Faber – Coordenador de área
Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.
Lembre-se da sabedoria da água:'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.'
Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas´
'Não há comparações entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar.'
Email enviado pelo Prof. Faber – Coordenador de área
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
NOBEL DE QUÍMICA
Nobel da Química para estudo do ribossoma e da forma como ilustra a evolução de Darwin
O ribossoma traduz a informação contida no núcleo da célula, escrita no código do ADN, é traduzida para produzir proteínas, que são os tijolos que que são construídos todos os seres vivos. Os três cientistas este ano premiados com o Nobel da Química recebem o premio por terem estudado a sua estrutura, através de um método denominado cristalografia de raios-X, e por terem cartografado cada um dos centenas de milhares de átomos que constituem esta estrutura existente no interior das células.
Distinguidos dois norte-americanos e uma israelita:
Venkatraman Ramakrishnan (EUA, embora nascido na Índia há 57 anos), Thomas A. Steitz (EUA, 69 anos) e Ada E. Yonath (Israel, 70 anos) são os galardoados deste ano.
O ribossoma traduz a informação contida no núcleo da célula, escrita no código do ADN, é traduzida para produzir proteínas, que são os tijolos que que são construídos todos os seres vivos. Os três cientistas este ano premiados com o Nobel da Química recebem o premio por terem estudado a sua estrutura, através de um método denominado cristalografia de raios-X, e por terem cartografado cada um dos centenas de milhares de átomos que constituem esta estrutura existente no interior das células.
Distinguidos dois norte-americanos e uma israelita:
Venkatraman Ramakrishnan (EUA, embora nascido na Índia há 57 anos), Thomas A. Steitz (EUA, 69 anos) e Ada E. Yonath (Israel, 70 anos) são os galardoados deste ano.
NOVAS DATAS DO ENEM 2009
O MEC (Ministério da Educação) cancelou em 1º de outubro a prova do Enem 2009, que seria aplicada nos dias 3 e 4 de outubro em todo o país. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo' sobre a quebra do sigilo do exame.
As novas datas do exame já foram definidas: as provas ocorrerão em 5 e 6 de dezembro.
Candidatos com problema de distância do local de prova poderão fazer a solicitação de mudança de endereço ao Inep a partir das 8h desta quarta-feira, 7 de outubro. O prazo termina na meia-noite da próxima quarta-feira, 14 de outubro. A medida só vale para quem precisa fazer o exame em cidade diferente da que o Inep definiu.
As novas datas do exame já foram definidas: as provas ocorrerão em 5 e 6 de dezembro.
Candidatos com problema de distância do local de prova poderão fazer a solicitação de mudança de endereço ao Inep a partir das 8h desta quarta-feira, 7 de outubro. O prazo termina na meia-noite da próxima quarta-feira, 14 de outubro. A medida só vale para quem precisa fazer o exame em cidade diferente da que o Inep definiu.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
REFLEXÃO
Lendo os acontecimentos sobre o ENEM,lembrei-me de uma canção antiga que dizia...
Amanhã será um lindo dia...
Da mais louca alegria...
E sinto que devemos exigir é que, enquanto os julgamentos não forem feitos com as leis do amor puro, as leis humanas devem favorecer NÃO os estudantes mais ricos, nem os mais necessitados, nem os mais escuros, nem os mais claros e SIM os que demonstrarem possuir aptidões e amor pela sua profissão.
Quantos médicos, engenheiros, biologos e tantos outros vão hoje como um robô para o trabalho apenas para buscar o dinheiro levando uma vida mal dormida regada geralmente a álcool...
A disputa não deve ser entre ricos e pobres, negros e amarelos, pois somos todos seres humanos e estas divisões somente enfraquecem o que temos de mais forte, mais poderoso, que é nossa união.
Devemos exigir e lutar para que todas as profissões tenham o seu valor real, pois um professor educando com amor e tendo todo o apoio necessário talvez salve mais vidas que um médico insatisfeito e medíocre.
Entristece-me ver quantos jovens esgotam as suas energias em anos de estudo e dedicação sendo que não irão estudar na faculdade que o seu coração deseja, pois aquela sua vaga deverá ser ocupada por outro "mais qualificado", que por sua vez no fundo do seu coração, desejaria talvez estar apenas na faculdade da vida compondo lindas canções, pintando quadros, ou ganhando uma medalha olímpica, pois estes também poderiam salvar muitas vidas com a força de suas canções, a transmissão do belo eterno no colorido de seus quadros e também pelos exemplos do seu esporte.
ESTUDANTES! ESCOLHAM AS PROFISSÕES QUE OS SEUS CORAÇÕES DESEJAM E LUTEM COM TODAS AS SUAS ENERGIAS PARA QUE ELAS SEJAM REALMENTE VALORIZADAS.
EXIJAM VAGAS PARA TODOS E QUE SE ACABE ESTE TIPO DE SELEÇÃO DESUMANA "ENEM" SEMPRE HONESTA.
E assim amanhã será um lindo dia...,
O professor estará educando (na comunidade) cantando...
O médico aliviando as dores (na comunidade) suando...
O engenheiro construindo (na comunidade) se sujando...
E o artista (da comunidade) pintando, cantando, suando, se sujando e amando.
E os poetas estariam inspirados e declamando mais ou menos assim... "Eu queria ser a luz apenas por um segundo para poder entender o brilho mágico do seu olhar"
Prof.Francisco Maciel
Amanhã será um lindo dia...
Da mais louca alegria...
E sinto que devemos exigir é que, enquanto os julgamentos não forem feitos com as leis do amor puro, as leis humanas devem favorecer NÃO os estudantes mais ricos, nem os mais necessitados, nem os mais escuros, nem os mais claros e SIM os que demonstrarem possuir aptidões e amor pela sua profissão.
Quantos médicos, engenheiros, biologos e tantos outros vão hoje como um robô para o trabalho apenas para buscar o dinheiro levando uma vida mal dormida regada geralmente a álcool...
A disputa não deve ser entre ricos e pobres, negros e amarelos, pois somos todos seres humanos e estas divisões somente enfraquecem o que temos de mais forte, mais poderoso, que é nossa união.
Devemos exigir e lutar para que todas as profissões tenham o seu valor real, pois um professor educando com amor e tendo todo o apoio necessário talvez salve mais vidas que um médico insatisfeito e medíocre.
Entristece-me ver quantos jovens esgotam as suas energias em anos de estudo e dedicação sendo que não irão estudar na faculdade que o seu coração deseja, pois aquela sua vaga deverá ser ocupada por outro "mais qualificado", que por sua vez no fundo do seu coração, desejaria talvez estar apenas na faculdade da vida compondo lindas canções, pintando quadros, ou ganhando uma medalha olímpica, pois estes também poderiam salvar muitas vidas com a força de suas canções, a transmissão do belo eterno no colorido de seus quadros e também pelos exemplos do seu esporte.
ESTUDANTES! ESCOLHAM AS PROFISSÕES QUE OS SEUS CORAÇÕES DESEJAM E LUTEM COM TODAS AS SUAS ENERGIAS PARA QUE ELAS SEJAM REALMENTE VALORIZADAS.
EXIJAM VAGAS PARA TODOS E QUE SE ACABE ESTE TIPO DE SELEÇÃO DESUMANA "ENEM" SEMPRE HONESTA.
E assim amanhã será um lindo dia...,
O professor estará educando (na comunidade) cantando...
O médico aliviando as dores (na comunidade) suando...
O engenheiro construindo (na comunidade) se sujando...
E o artista (da comunidade) pintando, cantando, suando, se sujando e amando.
E os poetas estariam inspirados e declamando mais ou menos assim... "Eu queria ser a luz apenas por um segundo para poder entender o brilho mágico do seu olhar"
Prof.Francisco Maciel
terça-feira, 6 de outubro de 2009
ATENÇAO! COLEGAS INTERINOS.
Veja abaixo a FICHA DE PONTUAÇÃO P / ATRIBUIÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DO PROFESSOR/ CONTRATO TEMPORARIO NO CEJA.
Vamos torcer para que o time continue o mesmo.
Sucesso a todos.
Francisco Maciel
Vamos torcer para que o time continue o mesmo.
Sucesso a todos.
Francisco Maciel
PONTUAÇAO PARA ATRIBUIÇAO DA JORNADA DE TRABALHO
ANEXO III
FICHA DE PONTUAÇÃO P / ATRIBUIÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DO PROFESSOR/ CONTRATO TEMPORARIO NO CEJA
1. Dados Pessoais:
Nome do Servidor (a): ________________________________________________________________Dt Nasc:____/_____/____
End.______________________________________________nº:_________________________Complemento:___________ ___ Bairro::____________________Cidade__________________________CEP:__________________
Telef: Res:________________Cel.:_____________ Outro telef. p/contato:___________________e-mail:______________________
Matrícula: _____________________RG: ______________Exp:_____UF:_______Dt Exp.:___/___/_____CPF: _________________
Escola: _______________________________________________________________________________
Habilitação:____________________________________________________________Nova Habilitação:a) _____________________
POSSUI OUTRO VINCULO EMPREGATÍCIO?
a ( ) NÃO
b. ( ) SIM TIPO: ( ) PUBLICO ( ) PRIVADO JORNADA DE TRABALHO:___________ Horas / semanais
2. Número de pontos obtidos pelo professor
CRITÉRIOS INDICADORES CÔMPUTO PONTOS
I. a - DA FORMAÇÃO/TITULAÇÃO (Considerar a maior titulação)
Pós Graduação Doutorado 8,0 (oito) pontos
Mestrado 6,0 (seis) pontos
Especialização 4,0 (quatro) pontos
Ensino Superior Licenciatura Plena 3,0 (três) pontos
Licenciatura Curta 2,0 (dois) pontos
Ensino Médio Magistério 1,0 (um) ponto
I. b. Número de pontos obtidos pelo professor/especifico para o CEJA – acrescido a pontuação geral
Pós Graduação Especialização EJA 1,0 (um) ponto
Ensino Superior Licenciatura Plena c/Estágio em CEJA 0,5 (meio) ponto
Licenciatura Curta c/Estágio em CEJA 0,5 (meio) ponto
Ensino Médio Magistério c/Estágio em CEJA 0,5 (meio) ponto
III ASSIDUIDADE DA JORNADA DE TRABALHO (HORAS ATIVIDADES) NO ANO LETIVO DE 2009
a. Professores que atuam no 1º Segmento da EJA do Ensino Fundamental, em regime de unidocência com desempenho profissional considerado satisfatório pela unidade de lotação no ano de 2009 e que optarem em acompanhar a turma em 2010; 8,0 (oito) pontos
b. Pela execução de Projetos Pedagógicos voltados para a melhoria da aprendizagem do aluno, aprovado pelo coletivo de professores das áreas de conhecimento e constante do PPP\PDE, no ano letivo de 2009; 2,0 (dois) pontos.
c. Cursos de formação continuada realizados na área de educação que contemplem conhecimentos didático-curriculares e de políticas educacionais, com limite máximo de 3,0 (três) pontos, nos últimos 03 (três) anos; 0,5 (meio) ponto para cada 40 horas.
d. Publicação de artigos, na área de sua atuação, em meios de comunicação que possuam Conselho Editorial, com limite máximo de 3,0 (três) pontos; 1,0 (um) ponto para cada artigo.
e. Comprovação anual, mediante certificado registrado pela instituição promotora do evento, de palestras, mini-cursos e conferências proferidas na área da educação, com limite máximo de 3,0 (três) pontos, nos últimos 03 (três) anos; 1,0 (um) ponto para cada publicação.
f. Por participação no ano de 2009 no Projeto “SALA DO PROFESSOR’ mediante apresentação de Certificado de Participação expedido pelo CEFAPRO”.
100% 5,0 (cinco) pontos
90% 4,0 (quatro) pontos
80% 3,0 (três) pontos
75% 2,0 (dois) pontos
Assiduidade de 100% da Regime/Jornada de trabalho/2009 (aulas/ em sala de aula). 2,0 (dois) pontos.
Por participação em 100% das reuniões pedagógicas, no ano de 2009; 3,0 (três) pontos.
Por participação em 100% das atividades cívicas, comemorativas, no ano de 2009; 1,0 (um) ponto.
III. b . PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DIVERSAS NO ANO LETIVO DE 2009/especifico para o CEJA – acrescido a pontuação geral
a. Para professor que atribui a carga integral na Modalidade CEJA em 2009 3,0 (três) pontos
b. Por apresentar 100 % de participação na média institucional ou desempenho do CEJA; 5,0 (cinco) pontos
c. Por participar em comissões/CEJA 1,0 (um) ponto
d. Por elaboração de apostilas (CEJA) para atendimento ao aluno por disciplina; 3,0 (três) pontos
e. Média proporcional do desempenho funcional / avaliação institucional (ver ficha em ANEXO II) 5,0 ( cinco) pontos
5. TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
5.1 - TOTAL DE PONTOS DO CEJA
6. EM CASO DE EMPATE: (via Sistema)
a. Escolaridade;
b. Tempo de serviço na Rede Estadual de Ensino / MT em EJA;
c. Idade.
7. TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
Obs.: - Considerar-se-á na somatória da contagem de pontos até 02(duas) casas decimais.
- Atribuição será de acordo com a classificação em Sessão Pública.
________________________ _________________________ ____/____/___
Assinatura do(a) Professor(a) Responsável pela Atribuição na Escola Data
FICHA DE PONTUAÇÃO P / ATRIBUIÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DO PROFESSOR/ CONTRATO TEMPORARIO NO CEJA
1. Dados Pessoais:
Nome do Servidor (a): ________________________________________________________________Dt Nasc:____/_____/____
End.______________________________________________nº:_________________________Complemento:___________ ___ Bairro::____________________Cidade__________________________CEP:__________________
Telef: Res:________________Cel.:_____________ Outro telef. p/contato:___________________e-mail:______________________
Matrícula: _____________________RG: ______________Exp:_____UF:_______Dt Exp.:___/___/_____CPF: _________________
Escola: _______________________________________________________________________________
Habilitação:____________________________________________________________Nova Habilitação:a) _____________________
POSSUI OUTRO VINCULO EMPREGATÍCIO?
a ( ) NÃO
b. ( ) SIM TIPO: ( ) PUBLICO ( ) PRIVADO JORNADA DE TRABALHO:___________ Horas / semanais
2. Número de pontos obtidos pelo professor
CRITÉRIOS INDICADORES CÔMPUTO PONTOS
I. a - DA FORMAÇÃO/TITULAÇÃO (Considerar a maior titulação)
Pós Graduação Doutorado 8,0 (oito) pontos
Mestrado 6,0 (seis) pontos
Especialização 4,0 (quatro) pontos
Ensino Superior Licenciatura Plena 3,0 (três) pontos
Licenciatura Curta 2,0 (dois) pontos
Ensino Médio Magistério 1,0 (um) ponto
I. b. Número de pontos obtidos pelo professor/especifico para o CEJA – acrescido a pontuação geral
Pós Graduação Especialização EJA 1,0 (um) ponto
Ensino Superior Licenciatura Plena c/Estágio em CEJA 0,5 (meio) ponto
Licenciatura Curta c/Estágio em CEJA 0,5 (meio) ponto
Ensino Médio Magistério c/Estágio em CEJA 0,5 (meio) ponto
III ASSIDUIDADE DA JORNADA DE TRABALHO (HORAS ATIVIDADES) NO ANO LETIVO DE 2009
a. Professores que atuam no 1º Segmento da EJA do Ensino Fundamental, em regime de unidocência com desempenho profissional considerado satisfatório pela unidade de lotação no ano de 2009 e que optarem em acompanhar a turma em 2010; 8,0 (oito) pontos
b. Pela execução de Projetos Pedagógicos voltados para a melhoria da aprendizagem do aluno, aprovado pelo coletivo de professores das áreas de conhecimento e constante do PPP\PDE, no ano letivo de 2009; 2,0 (dois) pontos.
c. Cursos de formação continuada realizados na área de educação que contemplem conhecimentos didático-curriculares e de políticas educacionais, com limite máximo de 3,0 (três) pontos, nos últimos 03 (três) anos; 0,5 (meio) ponto para cada 40 horas.
d. Publicação de artigos, na área de sua atuação, em meios de comunicação que possuam Conselho Editorial, com limite máximo de 3,0 (três) pontos; 1,0 (um) ponto para cada artigo.
e. Comprovação anual, mediante certificado registrado pela instituição promotora do evento, de palestras, mini-cursos e conferências proferidas na área da educação, com limite máximo de 3,0 (três) pontos, nos últimos 03 (três) anos; 1,0 (um) ponto para cada publicação.
f. Por participação no ano de 2009 no Projeto “SALA DO PROFESSOR’ mediante apresentação de Certificado de Participação expedido pelo CEFAPRO”.
100% 5,0 (cinco) pontos
90% 4,0 (quatro) pontos
80% 3,0 (três) pontos
75% 2,0 (dois) pontos
Assiduidade de 100% da Regime/Jornada de trabalho/2009 (aulas/ em sala de aula). 2,0 (dois) pontos.
Por participação em 100% das reuniões pedagógicas, no ano de 2009; 3,0 (três) pontos.
Por participação em 100% das atividades cívicas, comemorativas, no ano de 2009; 1,0 (um) ponto.
III. b . PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DIVERSAS NO ANO LETIVO DE 2009/especifico para o CEJA – acrescido a pontuação geral
a. Para professor que atribui a carga integral na Modalidade CEJA em 2009 3,0 (três) pontos
b. Por apresentar 100 % de participação na média institucional ou desempenho do CEJA; 5,0 (cinco) pontos
c. Por participar em comissões/CEJA 1,0 (um) ponto
d. Por elaboração de apostilas (CEJA) para atendimento ao aluno por disciplina; 3,0 (três) pontos
e. Média proporcional do desempenho funcional / avaliação institucional (ver ficha em ANEXO II) 5,0 ( cinco) pontos
5. TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
5.1 - TOTAL DE PONTOS DO CEJA
6. EM CASO DE EMPATE: (via Sistema)
a. Escolaridade;
b. Tempo de serviço na Rede Estadual de Ensino / MT em EJA;
c. Idade.
7. TOTAL DE PONTOS OBTIDOS
Obs.: - Considerar-se-á na somatória da contagem de pontos até 02(duas) casas decimais.
- Atribuição será de acordo com a classificação em Sessão Pública.
________________________ _________________________ ____/____/___
Assinatura do(a) Professor(a) Responsável pela Atribuição na Escola Data
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Portaria para jornada de trabalho dos CEJAs
Professores da área de ciências naturais, já enviei para os vossos e-mail a portaria para jornada de trabalho para os CEJAs para o ano de 2010.
Att,
Proº.: Faber dos Santos
Att,
Proº.: Faber dos Santos
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
PROVAS DO ENEM 2009
Olá pessoal!
Já está disponivel no site www.baixaki.com.br as provas do enem que nao serao mais aplicadas no dia 03 e 04/10.
Façam bom uso!
Abraços
Prof.Francisco Maciel
Já está disponivel no site www.baixaki.com.br as provas do enem que nao serao mais aplicadas no dia 03 e 04/10.
Façam bom uso!
Abraços
Prof.Francisco Maciel
ESTOU DE MUDANÇA PARA BRASÍLIA!
Olá, meus queridos amigos(as), sinto muito dar esta notícia em cima da hora, sinto ter que deixar meus compromissos assumidos, mas trata-se de algo de muito bom que aconteceu na minha vida e que não posso desperdiçar essa oportunidade única.
Escrevo pra vcs pra comunicar, pois estou de mudança para Brasília...
Passei em um concurso público para assessor de um deputado e vou assumir o cargo em junho.
Oficialmente vou ganhar R$ 9.600,00 por mês, extra-oficialmente ninguém sabe ao certo.
Caso vocês tenham interesse em concorrer no próximo concurso,
abaixo eu estou encaminhando a prova que fiz para que vocês possam ter uma idéia a cerca das questões e estudar, quem sabe ir se preparando...
Assim que tiver novo concurso, eu ligo para vcs e aviso.
Obs.: Veja a prova abaixo
Escrevo pra vcs pra comunicar, pois estou de mudança para Brasília...
Passei em um concurso público para assessor de um deputado e vou assumir o cargo em junho.
Oficialmente vou ganhar R$ 9.600,00 por mês, extra-oficialmente ninguém sabe ao certo.
Caso vocês tenham interesse em concorrer no próximo concurso,
abaixo eu estou encaminhando a prova que fiz para que vocês possam ter uma idéia a cerca das questões e estudar, quem sabe ir se preparando...
Assim que tiver novo concurso, eu ligo para vcs e aviso.
Obs.: Veja a prova abaixo
PROVA DO CONCURSO PÚBLICO INTERNO REALIZADA FEV/2009
Para concorrer a uma vaga de assessor de Deputado.
As questões foram elaboradas a pedido do digníssimo atual Presidente
da Câmara, para provar que não existe essa história de nepotismo e que
é preciso estudar e ter seu cargo garantido após uma prova.
QUESTÕES:
1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
( ) Roxo
( ) Preto
( ) Branco
( ) Rosa choque
( ) Amarelo
2)Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang
( ) Teng
( ) Ting
( ) Tong
( ) Tung
3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pêlo
( ) Pentêlho
( ) Penugem
( ) Pena
( ) Cabelo
4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates
( ) zonas
( ) cabarés
( ) relinho
( ) puteiro
5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda
( ) Fluminense
( ) Flamengo
( ) Botafogo
( ) Vasco da Gama
6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha
( ) picanha
( ) alcatra
( ) lombo
( ) carne de sol
7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre
( ) Zebra
( ) Gato
( ) Veado
( ) Vaca
8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil
foi Pero Vaz de ______
( ) Anda
( ) Pára
( ) Corre
( ) Dispara
( ) Caminha
9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de ________
( ) Galinheiro
( ) Puteiro
( ) Curral
( ) Pombal
( ) Chiqueiro
10) D. Pedro I popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência
11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil
( ) engoliu o cantil
( ) descobriu o Brasil
( ) foi pra puta que pariu
( ) tropeçou mas não caiu
12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura
( ) botou água na fervura
( ) engoliu a dentadura
( ) segurou a coisa dura
( ) aboliu a escravatura
13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) sujo
( ) de ferro
( ) oco
( ) largo
( ) apertado
14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó
( ) Cu
( ) Rêgo
( ) Furico
( ) Forevis
15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto
( ) cabaço
( ) que está doendo
( ) dentes
( ) e põe de novo
16) D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!
Estudem. Estudem!
Concordo com vocês. Sei que a prova é "puxada", ma$ vale o $$acrifício...
As questões foram elaboradas a pedido do digníssimo atual Presidente
da Câmara, para provar que não existe essa história de nepotismo e que
é preciso estudar e ter seu cargo garantido após uma prova.
QUESTÕES:
1) Um grande presidente brasileiro foi Castelo _________
( ) Roxo
( ) Preto
( ) Branco
( ) Rosa choque
( ) Amarelo
2)Um líder chinês muito conhecido chamava-se Mao-Tsé______
( ) Tang
( ) Teng
( ) Ting
( ) Tong
( ) Tung
3) A principal avenida de Belo Horizonte chama-se Afonso_______
( ) Pêlo
( ) Pentêlho
( ) Penugem
( ) Pena
( ) Cabelo
4) O maior rio do Brasil chama-se Ama_________
( ) boates
( ) zonas
( ) cabarés
( ) relinho
( ) puteiro
5) Quem descobriu a rota marítima para as Índias foi __________
( ) Volta Redonda
( ) Fluminense
( ) Flamengo
( ) Botafogo
( ) Vasco da Gama
6) A América foi descoberta por Cristóvão Co_______
( ) maminha
( ) picanha
( ) alcatra
( ) lombo
( ) carne de sol
7) Grande Bandeirante foi Borba _______
( ) Lebre
( ) Zebra
( ) Gato
( ) Veado
( ) Vaca
8) Quem escreveu ao Rei de Portugal sobre o descobrimento do Brasil
foi Pero Vaz de ______
( ) Anda
( ) Pára
( ) Corre
( ) Dispara
( ) Caminha
9) Um famoso ministro de Portugal foi o Marques de ________
( ) Galinheiro
( ) Puteiro
( ) Curral
( ) Pombal
( ) Chiqueiro
10) D. Pedro I popularizou-se quando __________
( ) eliminou a concorrência
( ) decretou sua falência
( ) saturou a paciência
( ) proclamou a independência
( ) liberou a flatulência
11) Pedro Alvares Cabral _____________
( ) inventou o fuzil
( ) engoliu o cantil
( ) descobriu o Brasil
( ) foi pra puta que pariu
( ) tropeçou mas não caiu
12) Foi no dia 13 de maio que a Princesa Isabel____________
( ) aumentou a tanajura
( ) botou água na fervura
( ) engoliu a dentadura
( ) segurou a coisa dura
( ) aboliu a escravatura
13) Um grande ator brasileiro é Francisco Cu______
( ) sujo
( ) de ferro
( ) oco
( ) largo
( ) apertado
14) O autor de Menino do Engenho foi José Lins do ______
( ) Fiofó
( ) Cu
( ) Rêgo
( ) Furico
( ) Forevis
15) O mártir da independência foi Tira___________
( ) gosto
( ) cabaço
( ) que está doendo
( ) dentes
( ) e põe de novo
16) D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga, gritou_______________
( ) Hortência volte!
( ) Eu dou por esporte!
( ) Como dói, prefiro a morte!
( ) Independência ou morte!
( ) Maria, endureceu! Que sorte!
Estudem. Estudem!
Concordo com vocês. Sei que a prova é "puxada", ma$ vale o $$acrifício...
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Tema Gerador
Professores da área de ciências naturais, só para lembra-los o Tema gerador para o 3º Trimestre é "Justiça e Trabalho".
Incluam o tema gerador nas suas TOs e principalmente nas ofícinas e culturais.
Obrigado!!!!!!!!
Att,
Profº.: Faber............................
Incluam o tema gerador nas suas TOs e principalmente nas ofícinas e culturais.
Obrigado!!!!!!!!
Att,
Profº.: Faber............................
terça-feira, 22 de setembro de 2009
PRIMAVERA
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
................
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
...............
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
................
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
...............
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.
Dia Mundial Sem Carro
Todo dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial Sem Carro. A mobilização é um exercício de reflexão sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade. Afinal de contas, tem gente que não vai até a padaria da esquina sem usar o carro.
A idéia principal do dia é fazer com que as pessoas pensem um pouco sobre o estilo de vida que levam, sobre a possibilidade de diminuírem o uso do carro (em face do transito pesado enfrentado nas cidades), ou mesmo, se possível, em substituir o possante por outro meio de transporte. A bicicleta, por exemplo, é um movimento internacional que prega o uso da bicicleta como o principal meio de transporte das pessoas.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Dia da Árvore - 21 de Setembro
No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.
NOVA TENTATIVA
Olá colegas da área de Ciencias Naturais e Matemática.
Mais um tentativa de usarmos a internet como divulgadora de nossas açoes, torcendo para que os "amigos do alheio" nao nos invadam.
Na nossa proxima reuniao, discutiremos como faremos as postagens com relaçao a segurança, etc.
Vamos aproveitar bem esse espaço divulgando junto aos nossos alunos e colegas.
Abraços,
Francisco Maciel
Mais um tentativa de usarmos a internet como divulgadora de nossas açoes, torcendo para que os "amigos do alheio" nao nos invadam.
Na nossa proxima reuniao, discutiremos como faremos as postagens com relaçao a segurança, etc.
Vamos aproveitar bem esse espaço divulgando junto aos nossos alunos e colegas.
Abraços,
Francisco Maciel
Assinar:
Postagens (Atom)